Curso EFD ICMS/IPI na Prática #2: Conhecendo a estrutura do arquivo - Prática Fiscal

21 de outubro de 2019

Curso EFD ICMS/IPI na Prática #2: Conhecendo a estrutura do arquivo


Vamos começar a entender a Escrituração Fiscal Digital? Hoje vamos falar sobre alguns conceitos básicos necessários para aqueles que ainda conhecem pouco sobre a EFD: as normas que definem como as informações fiscais devem ser estruturadas no arquivo digital. Vou explicar pra vocês a relação entre os blocos e registros e falar um pouco sobre a hierarquia do arquivo.

Fica ligado nesses conceitos porque meu próximo passo vai ser te ensinar a digitar um arquivo do SPED Fiscal utilizando apenas o bloco de notas e, pra isso, entender os conceitos de hoje é essencial. A EFD ICMS/IPI parece um bicho papão, mas você vai ver que o segredo está na forma como as informações são apresentadas num simples arquivo *.txt. "Bora"?

No primeiro vídeo do curso, uma das tarefas que eu te dei foi baixar o Guia Prático da EFD. Hoje nós vamos precisar desse material! Já está tudo ok? Se não estiver, dá uma pausa aqui, e corre lá pra fazer.

Tic... tac... tic... tac...

Agora que tá tudo pronto, podemos começar nossa aula de hoje. Reserve um tempinho pra assistir ao vídeo com tranquilidade, taokey? São apenas uns poucos minutos e assim você vai conseguir tirar o máximo proveito desse tempo. Simbora...


Links da aula de hoje:

Link 1:
Como baixar o Guia Prático da EFD ICMS/IPI

Link 2:
Legislação Nacional da EFD ICMS/IPI

Link 3:
Regras para retificar a EFD ICMS/IPI

Link 4:
Como consultar o perfil de enquadramento na EFD de uma empresa

Em breve sai o terceiro vídeo do curso, que vai te ensinar a digitar um arquivo EFD sem precisar de nenhuma ferramenta além do bloco de notas. Se inscreve no feed do blog (em SIGA VIA E-MAIL) e não esqueça de seguir nosso canal do Youtube. Ah, e indica o curso pros seus amigos, pode ser útil pra mais alguém. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir