Videoaula 01 | Curso Manual EFD do AP - Diferencial de alíquotas - Prática Fiscal

2 de outubro de 2017

Videoaula 01 | Curso Manual EFD do AP - Diferencial de alíquotas


Nossa videoaula de hoje te mostra como registrar na EFD o Diferencial de Alíquotas devido nas entradas para o ativo imobilizado e para uso ou consumo.

ATENÇÃO: Antes de assistir ao vídeo, observe que na data da gravação do tutorial, a versão do Manual de Orientações EFD do Amapá em vigor era a 1.00 (veja versão atual aqui). Não necessariamente as versões posteriores trarão alterações na forma de escriturar o diferencial de alíquotas, mas é prudente que você tenha o cuidado de verificar se a versão vigente na data da escrituração sofreu alterações.



Gostou da vídeoaula? Deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários!!!! Se quiser assistir outros vídeos do curso clique no botão abaixo para ir para o índice:

 

.

6 comentários:

  1. Boa noite Eliane, nessa video aula do Difal não ficou bem claro pra mim onde devo ou se devo colocar nº da NF, razão social do fornecedor ou chave de acesso da NF-e?
    outra coisa: dar um exemplo preenchendo mais de uma NF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Maria, é que você informa os dados do fornecedor no próprio Registro C100. Note que as informações do diferencial de alíquotas são prestadas no Registro C197, que está hierarquicamente vinculado às informações da correspondente nota fiscal a que ele se refere. Assim, temos a seguinte hierarquia das informações:

      C100 - Dados da nota (Número, razão soial, chave, etc.)
      C195 - Observação do lançamento fiscal referente à nota escriturada no C100
      C197 - Dados do diferencial de alíquotas referente à nota escriturada no C100

      Qualquer dúvida estou às ordens!

      Excluir
  2. Excelente seu blog, esta me ajudando muito. Se você souber onde consigo fazer um curso de ICMS na prática em macapá, por favor compartilhe. Obrigada pelas dicas, materias e atualizcões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty, que bom que o blog está ajudando você, a ideia é essa mesmo. Infelizmente em Macapá são muito escassas as oportunidades de capacitação no SPED Fiscal. Ficaria feliz em ministrar cursos, caso haja interesse das entidades em contratá-lo. Um abraço.

      Excluir
  3. Meu email tatyprisantos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taty, ainda este mês vai começar aqui no blog um curso prático de EFD ICMS IPI. Acompanha com a gente!

      Excluir



Subir